sábado, 22 de fevereiro de 2014

A ESCOLA DE DONA MENA CAMARGO

            Dona Ismênia Marçallo Camargo, que eu não conheci, e que, ao jogar seu nome no google descobri ser a mãe do ex-vice-governador, senador, deputado e homem público paranaense Affonso Camargo Neto, fundou em 1958 uma escola no Tarumã, em Curitiba. Ela e o padre Rosolino Rossi criaram esse educandário para crianças muito pequenas e que recebeu o nome de "Jardim de Infância Nossa Senhora de Fátima". Nem lembro como esse álbum comemorativo do primeiro ano da escola veio parar em minhas mãos. Tanta coisa me é trazida todos os dias que às vezes me esqueço da origem. O importante é que foi salvo, veio parar aqui em meu acervo, e  o divulgo porque julgo importante o trabalho que essa senhora fez à época, ainda mais que a escola ainda existe até hoje, só que com outro nome, o nome de sua fundadora.             O Centro de Educação Infantil Mena Camargo (Mena era o apelido carinhoso dado à sra Ismênia) é uma escola privada e está situado na rua Cel Irazê Paes Brasil, 130, no Tarumã, Curitiba.  A entidade mantenedora é Ass. N.S.de Fátima de Assistência a Crianças e Idosos, declarada de utilidade pública por leis federal e municipal.

O ÁLBUM

              Esse álbum tem uma importância especial por mostrar as atividades de uma creche em plenos anos 50 na Curitiba que não existe mais. Fotos de atividades escolares geralmente são raras, quanto mais de uma creche, e essa série mostra a vida daquelas crianças e professoras no dia-a-dia em detalhes deliciosos. A fotografia com as garrafas de coca-cola é única. Aquela com a geladeira que acabavam de ter recebido em doação também é de uma beleza inigualável. Aquela região onde as fotos foram tiradas hoje está cercada de edificações e as fotos mostram como era bonita naquela época.   Não visitei a escola ainda mas vi fotos na internet que atestam que alguma coisa permanece inalterada, como a imagem de N.S.de Fátima, cujas fotos no álbum são de uma beleza comovedora.  Bem, basta de palavras, vamos às imagens.   Espero que sejam vistas pelos professores de hoje, diretores e alunos. Espero mais, que quem sabe alguns aluninhos daquela turma de 1959, hoje senhoras e senhores quase sessentões, também vejam e se alegrem com essa viagem ao passado. Se isso acontecer, para mim terá valido a pena.

Autorizo o uso com expressa citação da fonte



























         




Paulo José da Costa
compra e recebe doações de acervos de postais e fotos antigas, inclusive álbuns de família
para arquivo particular
Proteja a memória, ensine as crianças a amar as fotografias. 
41 88050624
paulodafigaro@hotmail.com

https://www.facebook.com/paulojose.dacosta

Um comentário:

  1. OLha só que bacana, encontrei minha mãe nessas fotos, é a antepenultima foto que aparece ... ela é a senhora de oculos que aparece na primeira fileira da esquerda pra direita, sue nome Otilia de Paula Cordeiro e minha irmã trabalhou nessa creche qdo mocinha.. tb aparece em algumas fotos...que bela recordação...

    ResponderExcluir