quarta-feira, 16 de julho de 2014

A OUTRA CASA MODERNISTA DE KIRCHGÄSSNER, EM CURITIBA

 



                   O arquiteto Frederico Kirchgässner é referência nacional e orgulho para os   paranaenses. É o criador da primeira "casa modernista", construída em 1930, que fica na esquina das ruas Jaime Reis e Portugal, no bairro São Francisco, em Curitiba.
                      Outros dados sobre o autor e sua obra estão constantes do artigo "era uma casa muito engraçada", da Pollianna Milan, na Gazeta do Povo, cujo link coloco ao final desta matéria.  
                     A minha postagem se refere a uma outra construção do Frederico Kirchgässner, a "segunda" casa modernista, que fica nos altos da rua Visconde de Nácar, quase esquina com a Manoel Ribas. Foi projetada em 1936 para seu irmão, Bernardo Kirchgässner, e tem concepção mais simples.  "Implantada em lote de meio de quadra, com aclive para os fundos, apresenta interessante composição de volumes. Buscando insolação em três faces da casa, o arquiteto levantou uma parede cega na divisa esquerda do lote, cuja orientação é sul." (in  "circulandoporcuritiba.com.br".

                              Estas fotos, até agora inéditas, encontrei num lote de fotos de família, numa de minhas garimpagens por aí.  São importantissimas porque mostram a família do Bernardo Kirchgässner em momentos do cotidiano, na época do término da construção da residência.     

                                        Essa casa hoje está praticamente do mesmo jeito, linda, cuidada com esmero e carinho extremo pelos meus amigos Emerson Luis Koslowski e Paulo Mestre. Dá gosto e esperança ver que alguma coisa de nosso passado está sendo muito bem cuidada, por particulares logicamente. 







                 
a casa de Bernardo Kirchgässner como está hoje



AS FOTOS INÉDITAS DA VIDA FAMILIAR DE BERNARDO KIRCHGÄSSNER NA CASA PROJETADA POR SEU IRMÃO FREDERICO (l936)





































































                                         VISTA DA CASA DE BERNARDO KIRCHGASSNER


               Mexendo nos demais negativos (muitos) do Bernardo Kirchgassner, achei este com uma panorâmica de Curitiba vista da casa.  Por ser formidável e inédita, não posso deixar de postá-la aqui.




                                                             DETALHE









Paulo José da Costa
compra e recebe doações de acervos de postais e fotos antigas, inclusive álbuns de família
para arquivo particular
Proteja a memória, ensine as crianças a amar as fotografias. 
41 88050624
paulodafigaro@hotmail.com
https://www.facebook.com/paulojose.dacosta

4 comentários:

  1. adorei ver as fotos. A casa é maravilhosa, como outras obras de Kischgassner. obrigada. Temos um grupo de desenhadores e ja focamos a casa da Jaime Reis. Pretendemos fazer toda a obra dele.
    www.faceboo.com/croquisurbanoscuritiba

    ResponderExcluir
  2. Paulo,
    Sou sobrinha neta de Bernado Kirchgassner e Erna Kirchgassner e passei momentos maravilhosos na casa deles. Amei as fotos e lágrimas correm de meus olhos saudosos, eles foram pessoas maravilhosas e sinto uma saudade enorme deles.
    Obrigada por ter feito esse lindo registro.
    Adriana Steindorf

    ResponderExcluir
  3. Gostaria muito de saber qual era as cores originais da casa

    ResponderExcluir